Atendimento Infantil
A psicoterapia infantil tem o propósito de investigar a maneira que a criança se relaciona com o ambiente e com seu mundo interno (consigo mesma), e assim, tratar problemas que possam estar dificultando ou bloqueando o desenvolvimento saudável da criança.
O processo terapêutico se inicia com uma entrevista com os pais, para que se possa entender o motivo pelo qual estão buscando ajuda e também o contexto em que a criança está inserida. O relacionamento com os pais é de suma importância durante o processo terapêutico, pois com informações das experiências que a criança está vivendo e a maneira que a mesma esta se relacionado, facilita para a intervenção ser assertiva.
A psicoterapia com a criança ocorre com atividades lúdicas, utilizando-se recursos como: brincar, faz de conta, desenhos, jogos, dentre outros. Através dessas atividades, a criança expressa seus sentimentos e com isso, o psicólogo cria estratégias para que esta consiga ter o alívio do sofrimento e de situações que a atrapalham de ter uma vida saudável, livre e feliz.
O psicólogo possui técnicas e habilidades necessárias para interagir com a criança, através de uma linguagem apropriada, propiciando um ambiente acolhedor e de confiança para que ela possa se expressar livremente.
A psicoterapia é indicada quando a criança já apresenta algum sintoma e/ou transtorno que esteja prejudicando a sua qualidade de vida e relações. Seguem alguns exemplos:
-
Angústia
-
Atraso no desenvolvimento motor
-
Comportamento agressivo
-
Comportamento de birra
-
Dificuldades emocionais
-
Dificuldade para tirar a fralda (descontrole do esfíncter)
-
Distúrbios alimentares
-
Dificuldade na fala – gagueira - tiques nervosos
-
Dificuldade no processo de aprendizagem
-
Hiperatividade
-
Insegurança
-
Isolamento
-
Irritação - inquietação
-
Introversão exacerbada
-
Notas baixas
-
Pesadelos – insônia - dificuldade para dormir
-
Perdas (lutos)
-
Problemas escolares
-
Problema de relacionamento
-
Falta de concentração
-
Tristeza
-
Timidez
Entre outros.