Atendimento Adolescente
A palavra adolescência significa crescer, é o período de transição entre a infância e a fase adulta, ela acontece com o início da puberdade, onde ocorrem mudanças não só fisiológicas, mas emocionais e de relacionamento com o mundo. É o momento da vida marcado por significativas transformações, que estão presentes em suas emoções, comportamentos, questionamentos, dúvidas e tomadas de decisões, que vão além do seu convívio familiar, se estendem para sua vida social com amigos, relacionamentos amorosos, professores, etc. Essas transformações físicas, afetivas, sociais e intelectuais que ocorrem simultaneamente, geram sensações, sentimentos e emoções diferentes. O adolescente passa a conhecer o mundo com outros olhos, passa a compreender e a dar novos significados para a sua vida. Esse é um período muito difícil para o jovem.
Esses fatos fazem com que muitos pais busquem ajuda terapêutica para seus filhos por dificuldade no “como” agir, ou com o objetivo que eles possam ter um ambiente seguro para trabalhar suas aflições, conflitos, dúvidas e buscar um caminho de sucesso e felicidade.
A psicoterapia ajuda o adolescente a gerenciar seus conflitos internos e externos, de forma saudável, e na sua escolha do melhor caminho rumo à maturidade. A primeira entrevista ocorre com os pais, ou na presença deles, o jovem concordando com a necessidade de ajuda, se dá início ao processo de psicoterapia.
Quando o jovem se sente confiante em expor suas angústias, medos, problemas de relacionamento, segredos, sabendo que seus conteúdos não serão compartilhados com ninguém, ele passa a refletir com calma e tem mais chances de tomar decisões assertivas.
Alguns dos problemas mais comuns enfrentados por jovens durante a adolescência são: Alterações no comportamento, Ansiedade, Agressividade, Baixo desempenho escolar, Baixa autoestima, Descoberta da sexualidade e problemas correlatos, Depressão, Distúrbios Alimentares (anorexia – bulimia - obesidade), Dificuldade de aprendizagem, Dificuldade de lidar com regras, Dificuldade de relacionamento, Dificuldade de escolha, DDA (Déficit de Atenção), Fobias, Gravidez precoce, Idealização suicida, Insegurança, Ilusões, Medos, Oscilação de humor, Perturbações do sono, Rebeldias, Relacionamento familiar conturbado, Tristeza, Transtorno do pânico, Entre outros.